quinta-feira, 30 de maio de 2013

BAR SERVER, Funções À Bordo


** da uma olhada no histórico do Blog, você vai encontrar também informações de como participar de processo seletivos de outras empresas entre outras info, como vistos, embarques, salários e etc, boa leitura***



Pensando em ajudar com informações para aqueles que estão se preparando para embarcar, Eu procurei alguns amigos que foram trabalhar a bordo, que gostaram e vão voltar, E pedi a eles para falarem um pouco sobre a função,
o dia-a-dia, prós e contras, compartilharem sobre a experiencia e assim, informar aos que também vão entrar nesta Vida;

"Esclarecendo que  o depoimento é pessoal, uma experiencia pessoal"


BAR SERVER/ BAR WAITER - 


Fale sobre você :
Tainã Bianca, 26 anos, Santos-SP


Como foi o processo de embarque?
O processo de embarque para quem esta iniciando a vida a bordo é um pouco demorado devido a cursos e tempo de espera pela recrutadora, 
que leva em torno de 3 a 6 meses de espera. Essa demora é devido ao ritmo a bordo de contratos que terminam em uma determinada época, e  onde começam a contratar mais brasileiros (ex:.  Julho,Agosto e setembro).
Depois com contrato em mãos junto com a esperada passagem, começa outra etapa, onde se espera um representante da MSC para levar você e demais contratados para o mesmo dia até o navio.
A bordo:  Quando chegamos e ficamos frente a frente da entrada do nosso sonho, futuro e casa durante 9 meses, é uma grande emoção na qual irá se questionar: Será que vou conseguir cumprir o contrato? Será que é isso mesmo que quero? Todas as perguntas que passar em sua mente,é normal! Siga em frente,seja forte e vá até o fim! Pois essa será uma experiência incrível que levará para toda vida!
Chegando no navio o Security irá revistar sua mala e depois passará por várias etapas a bordo...conhecendo a chefia etc.



Como foi seu primeiro dia a bordo?
Primeiro dia a bordo foi tensoooo!! (Uma dica: Durma durante o vôo.....rsrsrs) Depois que você entra no navio, começa uma maratona, um grande desafio, pois você já passou por uma grande aventura de deixar tudo em terra, encarou horas de vôo e agora começa uma nova etapa.
Você é apresentado para os oficiais de crew purse e toda área de relação do navio, nessa hora você recebe seu nametag, crewcard, entrega toda documentação, é apresentado para o Bar Manager e todo o pessoal da área, conhece seu local de trabalho, como funciona..... Depois vai pegar os uniformes na Uniforme Store, depois lavanderia pegar cobertor, toalha..etc.
Depois te levam para conhecer a sua cabine e roommate. Pensa que agora irá descansar e que só vai trabalhar dia seguinte!? Engano seu....hahaha...... Depois disso tudooo..... descansa um pouco na cabine e se arruma, e simboraa trabalhar.
Acho que o primeiro dia de embarque é o pior, porque você estará conhecendo pessoas do mundo todo e que nunca viu na vida, vai conviver com outra cultura, sem contar o desgaste que já teve de horas de vôo..... despedida da família.... e toda adaptação a bordo....onde você tem que ter em mente: 
Bye bye Português!!  Tudoooo é em Inglês!
Depois você se acostuma e tudo fica mais fácil ;D



Como é o dia –a –dia da sua função?
Acho a área de bar a melhor área a bordo! Tem dias que você irá abrir o bar, outro irá fechar e tem dias que nem abre e nem fecha. Sempre mantendo o bar organizado, repondo as coisas do balcão, mesas sempre limpas e barlist em ordem....tudo muuuitiissiimo limpo, organizado e sincronizado....até mesmo as cadeiras!
Sempre com um sorriso no rosto irá atender os guest e preparar a garnish do coquetel. Em noites de gala irá preparar tudo para o famoso “Captan’s Party” onde você servirá os guest com uma bandeja enorme e milhares de taças com todo charme e glamour para aquela noite.
Um dia antes da noite de gala, você prepara todas as bandejas conforme o modelo que esta no manual do bar; prepara também salatine e patatine (aperitivos servido na noite de gala).
Na noite de gala prepara todas as mesas conforme te ensinam a bordo (colocar guardanapos...etc... nas mesas)
Tudo muito simples...... horários de muuito movimento sempre antes de abrir restaurante, saída do restaurante e teatro.
Todas as noites tem uma promoção em cada bar e em especial na noite Italiana o famoso Limoncello.
Para cada Bar um colete diferente, Noite Italiana e Noite de gala uniformes próprios para esses dias.


O que você não pode esquecer?
- Manter sempre um sorriso no Rosto
- manter o bar sempre em ordem e limpo 
(Nunca deixe a mesa do passageiro suja e com copos e xícaras quando estiver terminado)
-Repor as coisas do balcão( ex:. açucareiro,canudos etc.)
-Deixar as cadeiras arrumadas e sincronizadas
-SEMPRE  cumprimentar os oficias, Bar manager e assist.Bar Manager.















Tainã vlw pelo seu depoimento emocionante e de incentivo para quem ler e está com o desejor de ir passar um tempo a bordo como nós, concerteza as informações e as palavras de incentivo irão ajudar a muitos, beijos 

3 comentários:

  1. Adoreeiii participar do blog e saber que vou ajudar os futuros tripulantes nessa nova vida a bordo. Sempre que precisa pode contar comigo!!!
    Bjitos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainã, tudo bem? Estou indo fazer meu primeiro contrato com Assistant Bartender. O que vc poderia me falar sobre essa função? Não encontro ninguém que já foi nela! Adorei seu depoimento!

      Excluir
  2. Uhulll... sucesso... matéria esclarecedora e entrevistada extremamente show de bola e qualificada... xD
    É nois maninhaaaa... uhul ^^

    ResponderExcluir